VI Congresso Brasileiro de Fisioterapia Funcional

Trabalhos Científicos


INFORMAÇÕES GERAIS

1. A abertura para submissão de resumos ocorrerá no dia 17/02/2020. O prazo limite para envio dos resumos é 12/04/2020.

2. Os resumos poderão ser submetidos em Português ou Inglês.

3. Os resumos vão ser submetidos como pôster eletrônico, mas poderão ser apresentados na forma oral caso o determinístico seja julgada e definida pela comissão científica.

4. Somente poderão ser submetidos resumos em que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento, não sendo obrigatório realizar o pagamento da inscrição previamente à submissão. Entretanto, caso o autor inscrito não efetive o pagamento em até cinco dias antes do evento, o resumo, mesmo que classificado, não será aceito para apresentação.

5. O autor deverá selecionar o tópico que melhor descreve o tema do seu resumo. Os tópicos selecionados serão utilizados para os processos de avaliação, seleção e programação científica.

6. Resumos referentes a relatos de caso poderão ser aceitos para apresentação, desde que abordem casos raros e relevantes à temática do congresso. Trabalhos de revisão da literatura só serão aceitos quando se tratarem de meta-análises ou revisões sistemáticas da literatura.

7. Não serão aceitos trabalhos que firam o código de ética ou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos. Além disso, trabalhos que não respeitem a Lei nº 11.794 de 8 de outubro de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais, serão indeferidos.

8. O número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) tanto para o CEP (estudos em humanos) quanto CEUA (estudos em modelos animais) deve obrigatoriamente ser informado no ato da inscrição.

9. Estão isentos de aprovação do comitê de ética: i) trabalhos puramente teóricos, sobre gestão e sobre políticas públicas; ii) revisões sistemáticas ou narrativas; trabalhos de simulação que não envolvam seres humanos; trabalho que envolvam modelagem, prototipagem e testes de bancada em concepção de produtos tecnológicos. Nos casos mencionados, o autor deve escolher a opção “NÃO SE APLICA” a aprovação do comitê de ética e justificar o motivo detalhadamente.

10. Os resumos devem seguir as normas de estrutura conforme os modelos a serem baixados na estrutura de resumo e resumo expandido.

11. Resumos de trabalhos inacabados serão recusados automaticamente.

12. Resumos aceitos e não apresentados durante o evento não serão certificados, nem publicados nos anais do Congresso.

13. Ao submeter o resumo, todos os autores concordam que o trabalho seja publicado nos anais do Congresso.

14. O conteúdo do resumo enviado é de total responsabilidade do autor. Qualquer erro de digitação, gramática ou conteúdo será publicado da forma como enviado pelo autor. 

 

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE RESUMOS E RESUMOS EXPANDIDOS

15. A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de envio online cujo preenchimento segue o modelo disponibilizado em estrutura do resumo e estrurura resumo expandido:

16. Deverá ser preenchido 01 (um) formulário por resumo.

17. Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.

18. Apenas o autor responsável pelo trabalho deve preencher a ficha de cadastro. Especial cuidado no endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a organização do Congresso e o responsável pelo trabalho.

19. O autor principal visualizará, no momento da submissão, uma caixa indicando a submissão do trabalho com sucesso. Após isso, poderá acessar o trabalho enviado por meio do seu cadastro na plataforma de submissão.

20. No ato do preenchimento do formulário de envio online, o autor que apresentará o resumo deve ser indicado.

21. O resumo deve ser enviado em português ou inglês. Os autores devem assegurar-se de que o texto não contenha erros de digitação, gramática ou ortografia antes de enviá-lo. Especial atenção deve ser tomada à correta grafia do nome dos autores para que a publicação e os certificados não contenham erros nos nomes dos autores.

22. Deve ser utilizada a linguagem em primeira pessoa. Um indivíduo não poderá ser nomeado por sua incapacidade ou condição. Termos considerados discriminatórios ou ofensivos devem ser evitados, como por exemplo, “paciente portador de síndrome de Down”, “lesado medular”, e outros.

 

ESTRUTURA DO RESUMO

23. Os resumos devem seguir o seguinte formato indicado abaixo.

a) O título do resumo (máximo 20 palavras).  O título deve descrever claramente o conteúdo do resumo.

b) Nome do apresentador e coautores.

c) Detalhes de contato dos autores (nome completo, afiliação, cidade e país de todos os autores, além de e-mail do autor que realiou a submissão). Identificar titulação e filiação com número ordinal sobrescrito após o nome de cada autor.

d) Conteúdo do Resumo (máximo de 500 palavras): i) Contextualização: Deixar explícita qual foi o contexto, motivação e relevância do estudo. ii) Objetivos: mencionar a razão principal para a condução do estudo (projeto de pesquisa, desenvolvimento de um novo programa, método, teoria ou recurso). Mencionar os objetivos secundários.  iii) Métodos:  Descrever o tipo de estudo, população, local, duração, materiais e procedimentos envolvidos, bem como ferramentas avaliadoras de resultados (análise estatística, indicadores). iv) Resultados: Apontar os principais achados das análises. v) Conclusões: Descrever as principais contribuições do estudo, limitações e sugestões para trabalhos futuros. vi) Implicações: Como os resultados do estudos poderão ser aplicados na fisioterapia nas dimensões prática, gestão, educação, políticas e outras.

e) Palavras-chave (de 3 a 6), que devem estar indexadas no DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Acesso em: www.decs.bvs.br)

f) Agradecimentos e Financiamentos: mencionar todas as fontes de recursos para seu estudo e órgãos ou entidades essenciais para a realização do mesmo. Mencionar caso não haja financiamento.

g) o resumo deve ter, no máximo, uma página, conforme o modelo abaixo.

RESUMO _ Clique Aqui Para Baixar Modelo Resumo

 

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

24. Os resumos expandidos devem seguir o seguinte formato indicado abaixo.

a) O título do resumo (máximo 20 palavras).  O título deve descrever claramente o conteúdo do resumo.

b) Nome do apresentador e coautores.

c) Detalhes de contato dos autores (nome completo, afiliação, cidade e país de todos os autores, além de e-mail do autor que realiou a submissão). Identificar titulação e filiação com número ordinal sobrescrito após o nome de cada autor.

d) Conteúdo do resumo expandido:

 i) Introdução: Deixar explícita qual foi o contexto, motivação e relevância do estudo. Resgatar o estado da arte no tema do trabalho

 ii) Objetivos: mencionar a razão principal para a condução do estudo (projeto de pesquisa, desenvolvimento de um novo programa, método, teoria ou recurso). Mencionar os objetivos secundários. 

iii) Métodos:  Descrever o tipo de estudo, população, local, duração, materiais e procedimentos envolvidos, bem como ferramentas avaliadoras de resultados (análise estatística, indicadores).

iv) Resultados e Discussão: Apontar os principais achados das análises. Comparar as contribuições dos resultados com o estado da arte. Apontar e explicar as limitações do trabalho.

v) Conclusões: Descrever as principais contribuições do estudos e sugestões para trabalhos futuros.

vi) Implicações: Como os resultados do estudos poderão ser aplicados na fisioterapia nas dimensões prática, gestão, educação, políticas e outras.

e) Palavras-chave (de 3 a 6), que devem estar indexadas no DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Acesso em: www.decs.bvs.br)

f) Agradecimentos e Financiamentos: mencionar todas as fontes de recursos para seu estudo e órgãos ou entidades essenciais para a realização do mesmo. Mencionar caso não haja financiamento.

g) o resumo expandido deve ter, no máximo, quatro páginas, conforme o modelo abaixo.

RESUMO EXPANDIDO _ Clique Aqui Para Baixar Modelo Resumo Expandido

25. O resumo e o resumo expandido devem ter no máximo 6 (seis) autores. Um anexo em formato PDF contendo o resumo ou o resumo expandido (título e texto) e os nomes completos dos autores, titulações e filiações logo abaixo do título. A ordem de inclusão dos nomes dos autores será a mesma utilizada para a emissão do certificado.

26. Não serão aceitos elementos como tabelas, gráficos e/ou figuras. Os autores devem se assegurar que todas as informações necessárias à compreensão e avaliação do estudo, estejam informadas no corpo do resumo.

27. Deve ser informada qualquer publicação do estudo anterior ao congresso.

 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS / RESULTADOS:

28. Todos os trabalhos serão avaliados de forma anônima pelos membros da Comissão Científica, ou seja, a Comissão não terá acesso aos nomes dos autores, coautores, nem da instituição a qual pertencem os autores dos resumos.

29. Os resumos e resumos expandidos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

i) O estudo relata um assunto importante ou significante? Apresenta inovação científica e/ou tecnológica?

ii) Os métodos ou abordagens utilizadas permitem que os objetivos do estudo sejam atingidos, seguindo rigor científico?

iii) Os resultados estão adequadamente apresentados e são interpretados de forma apropriada? apresenta evidência ou produto que contribui para a promoção do bem-estar de pessoas com deficiência?

iv) As conclusões respondem aos objetivos propostos? O resumo leva os profissionais que trabalham de forma colaborativa com o fisioterapeuta neurofuncional a repensar sua prática?

v) O conteúdo do resumo é claro e compreensível?

30. Após a avaliação da Comissão Científica, o autor responsável será comunicado sobre a forma de apresentação de seu trabalho por meio do e-mail cadastrado no formulário de envio online.

31. Os resumos apresentados no VI COBRAFIN serão publicados sob a forma de anais.

32. A lista dos resumos aprovados e a forma de apresentação serão divulgadas no site do congresso até o dia 29/05/2020.

33. É política do Congresso que todos os resumos sejam submetidos com a intenção de serem apresentados, caso sejam aprovados. Não submeta um resumo se não pretende apresentá-lo no evento. Uma vez estabelecidos os horários e locais de apresentação dos resumos, estes não poderão ser modificados. Os autores dos trabalhos selecionados assumem o compromisso, junto à Comissão Científica do evento, de comparecerem na data e horário estabelecidos para sua apresentação.

34. Os melhores resumos avaliados pela Comissão Científica do evento, serão convidados a serem apresentados de forma oral (10 minutos de exposição e 5 de questionamentos dos ouvintes), distribuídos ao longo da programação científica.

35. Os demais trabalhos submetidos e aceitos serão expostos durante o evento sob a forma de “e-poster”.

36. Quanto aos resumos selecionados para a modalidade oral, o material a ser apresentado deve ser entregue à comissão organizadora do evento pelo menos 01 (uma) hora antes do horário determinado para a apresentação e deverão ser também submetidos na versão resumo expandido (3 páginas) cujo modelo pode ser acessado AQUI.