NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
E
PALESTRAS VOLUNTÁRIAS
Trabalhos científicos
O COBRAFIN tem representado uma grande oportunidade de divulgação científica das pesquisas realizadas na área da Fisioterapia Neurofuncional.
- Os trabalhos aceitos para apresentação no COBRAFIN serão publicados em forma de anais disponíveis on-line com ISSN.
- Dentre os trabalhos aprovados e apresentados no evento, 04 (quatro) serão selecionados pela Comissão Científica para serem publicados no Journal of Neurological Physical Therapy (JNPT).
Normas de submissão
- Prazo Limite: 30 de junho de 2025.
- Cada autor apresentador (responsável pela submissão) poderá submeter até 02 trabalhos no evento. Isso não impede de o nome desse autor estar como coautor em outros trabalhos submetidos.
- O resumo somente será avaliado pela comissão científica se o autor apresentador estiver inscrito no evento e com o pagamento da inscrição devidamente efetuado. É responsabilidade do autor apresentador estar presente no banner no horário e dia divulgado previamente no site do evento.
- O COBRAFIN aceitará apenas resumos originais. Caso seja detectado plágio no resumo, o trabalho será rejeitado.
- Todos os resumos que forem submetidos ao VIII COBRAFIN que já tenham sido apresentados em outros encontros, deverão incluir: 1) nome do evento anterior, 2) data da apresentação citada após a Conclusão.
- A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico no site do evento.
- Deverá ser preenchido 01 (um) formulário por resumo.
- Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.
- Apenas o autor apresentador responsável pela submissão do trabalho deve preencher a ficha de cadastro. Deve-se ter especial cuidado no endereço de e-mail informado, nomes de autores e suas respectivas instituições, pois esses dados serão utilizados para a publicação dos anais e dos certificados do evento.
- O autor apresentador receberá a confirmação da submissão do trabalho por meio do e-mail cadastrado no formulário de envio on-line; verifique o correto preenchimento do formulário de submissão. Uma vez submetido, o resumo não poderá ser editado.
- Serão aceitos resumos escritos na língua portuguesa e inglesa.
- Serão aceitos trabalhos originais, trabalhos oriundos de projetos de extensão, relatos de caso e revisões sistemáticas com ou sem metanálise.
- Não serão aceitos protocolos de estudos e relatos de experiência.
- Todos os trabalhos deverão respeitar as resoluções 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos, e a Lei nº 11.794 de 8 de outubro de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais. Estudos que infrinjam o código de ética de pesquisa serão recusados.
- Aprovação do Comitê de ética: Em trabalhos que utilizaram seres humanos ou modelos animais, é necessário informar o número do CAAE (Pesquisa em humanos) ou CEUA (Pesquisa em animais) no corpo do texto do resumo.
- Em caso de estudos de revisão ou com bases de dados secundárias, serão priorizadas Revisões sistemáticas com ou sem metanálise. A comissão científica se reserva o direito de recusar estudos de revisão sem relevância clínica ou acadêmica, ou que não sigam metodologia estruturada.
- Os resumos serão avaliados quanto ao seu mérito pelos revisores ad hoc. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Científica do VIII COBRAFIN. Em data posterior ao prazo final de envio dos resumos, será publicado no site o resultado da aprovação dos resumos.
- Resumos de trabalhos inacabados serão recusados automaticamente.
- Resumos não apresentados pelo autor apresentador não receberão os certificados de apresentação.
- Ao submeter o resumo, todos os autores identificados no resumo concordam que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais do VIII COBRAFIN.
- O evento não se responsabiliza pela conferência da veracidade do conteúdo dos trabalhos (os preceitos éticos devem ser seguidos pelos autores) e/ou responsabilidade com correções ortográficas ou quaisquer outras correções após a submissão do trabalho. Portanto, recomendamos a leitura e conferência cuidadosa do texto antes da submissão no site.
- O resumo deverá ser submetido através de formulário específico no Site do Congresso. O resumo deverá ser escrito em português ou inglês e deverá conter a seguinte estrutura: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS, RESULTADOS E CONCLUSÃO.
- Quanto à extensão, o resumo deve conter no máximo 1.500 caracteres com espaços (cerca de 250 palavras).
- Aqueles resumos submetidos de maneira incompleta, não serão analisados pela comissão avaliadora. A conferência do conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor que está realizando a submissão.
- O autor apresentador responsável pela submissão deve preencher os espaços do formulário correspondente a cada um destes tópicos do resumo: introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão.
- Quanto à redação, buscar o máximo de precisão e concisão, evitando adjetivos e expressões como "o autor descreve".
- Após o texto, o autor deve indicar no formulário até cinco palavras-chave ou Keywords. Sugere-se a consulta aos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde do LILACS (http:decs.bvp.br) para fins de padronização de palavras-chave.
- Apoio institucional ou de agências de fomento: informar o nome da instituição ou agência de fomento que financiou a realização do trabalho.
- O responsável pela submissão tem inteira responsabilidade pelo resumo e seu conteúdo. A comissão científica recomenda o limite de até 06 (seis) autores no trabalho, sendo permitido o máximo de dez (10) autores. Todos os autores do trabalho deverão ser listados com o nome completo, e-mail de contato e instituição de origem. O autor apresentador e responsável pela submissão também será identificado para publicação do seu e-mail nos anais do congresso.
Critérios de avaliação dos resumos
- Todos os trabalhos serão avaliados de forma anônima pela comissão científica quanto aos seus componentes obrigatórios e a sua relevância. A lista de trabalhos aprovados será publicada no site do evento até o dia 30/08/2025.
- Os critérios estabelecidos pela comissão para avaliação e seleção dos trabalhos são: adequação do texto quanto a linguagem técnica e científica; objetivo(s) claro(s); metodologia adequada para que os objetivos sejam alcançados; resultados respondem o(s) objetivo(s) e fornecem suporte à conclusão apresentada; contribuição do trabalho para a área de Fisioterapia Neurofuncional; capacidade de síntese e coesão textual; texto adequado quanto as normas de ortografia e redação; texto obedecer às normas do evento.
- Para serem aceitos, os resumos deverão obter no mínimo cinco (5) pontos nos critérios de avaliação dos resumos, ou seja, resumos que obtiverem uma pontuação menor que cinco (5) serão desclassificados.
- A forma de apresentação dos trabalhos inclui as modalidades Poster ou Tema Livre Oral, de acordo com a pontuação obtida pelos critérios de avaliação de resumos.
- Entre os resumos aprovados, aqueles com maior pontuação nas respectivas temáticas da programação do VIII COBRAFIN serão selecionados para apresentação Oral e os demais para apresentação na modalidade de Poster.
- Após a avaliação da Comissão Científica, o autor responsável será comunicado sobre a forma de apresentação de seu trabalho através do e-mail cadastrado no formulário de envio on-line.
- Os autores devem assegurar-se de que o texto não contenha erros de digitação, gramática ou ortografia antes de enviá-lo. Especial atenção deve ser tomada à correta grafia dos nomes dos autores para que a publicação e os certificados não contenham erros nos mesmos.
- Fica a critério de classificação e decisão final da banca avaliadora, os trabalhos que forem escolhidos para apresentação como tema livre oral ou poster, sempre em acordo com as temáticas da programação do VIII COBRAFIN.
- Os autores deverão escolher alguma das temáticas abordadas no Evento segundo as categorias abaixo:
- Fisioterapia Neurofuncional nas condições de saúde (distúrbios ou transtornos) da Criança e do Adolescente.
- Fisioterapia Neurofuncional nas condições de saúde (distúrbios ou transtornos) do Adulto e do Idoso.
- Fisioterapia Neurofuncional e Neuromodulação.
Critérios de Avaliação
![](https://azcongressos.com.br/cobrafin/images_editor/20240801172400.jpg)
Palestras voluntárias
O VIII COBRAFIN possibilitará a ampla discussão da prática clínica baseada em evidências científicas, assim como, os avanços tecnológicos utilizados no âmbito nacional, com discussões que apontem as principais barreiras e facilitadores para o aperfeiçoamento e inovação da Fisioterapia Neurofuncional brasileira. Nesse sentindo, palestra voluntárias serão aceitas e incluídas na programação oficial do Evento.
O VIII COBRAFIN visa fortalecer a relação entre o Ensino, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, compreendendo a visão particular dos profissionais do amplo território brasileiro. Compreendemos que o conhecimento e o diálogo entre todos os envolvidos no processo fisioterapêutico neurofuncional - profissionais, pesquisadores, familiares e pacientes - resultará em importante progresso para a especialidade.
No intuito de democratizar e expandir o conhecimento sobre Fisioterapia Neurofuncional no Brasil, a Comissão organizadora do VIII COBRAFIN disponibilizará a possibilidade de os participantes inscreverem palestras voluntárias para apresentação no evento.
- Cada palestra selecionada terá duração de 20 minutos e será incluída na programação do evento.
- Para participação como palestrante voluntário, o autor deverá submeter uma proposta pelo site, que será avaliada pela comissão científica e as palestras mais relevantes serão selecionadas para apresentação dentro da programação científica do Evento.
- O palestrante voluntário deverá estar inscrito no evento para submeter sua proposição.
- As propostas de palestras voluntárias deverão ser submetidas através do site do evento até 30 de junho de 2025.
- A proposta de palestra deverá levar em consideração a relevância do tema e inovação do assunto, e o domínio do autor sobre o assunto.
Normas de submissão
- Prazo Limite: 30 de junho de 2025.
- Cada palestrante voluntário poderá submeter 01 tema de palestra no evento.
- O resumo da palestra será avaliado pela comissão científica se o palestrante voluntário estiver inscrito no evento e com o pagamento da inscrição devidamente efetuado.
- O VIII COBRAFIN aceitará apenas propostas de palestras originais. Caso seja detectado plágio no resumo da proposta, a palestra será rejeitada.
- A submissão da palestra voluntária será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico no site do evento.
- Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.
- Apenas o palestrante voluntário será responsável pela submissão da proposta e deverá preencher a ficha de cadastro.
- O palestrante voluntário receberá a confirmação da submissão da proposta por meio do e-mail cadastrado no formulário de envio on-line.
- Verifique o correto preenchimento do formulário de submissão. Uma vez submetida, a proposta de palestra não poderá ser editada.
- Serão aceitas propostas escritas na língua portuguesa e inglesa.
- Serão aceitas palestras voluntárias relacionadas a prática clínica baseada em evidências e que não façam apologias a quaisquer métodos ou técnicas.
- As propostas devem citar possíveis conflitos de interesse.
- O palestrante voluntário deverá escolher alguma das temáticas abordadas no Evento, conforme exposto na “Programação Preliminar”.
- As palestras voluntárias serão avaliadas quanto ao seu mérito e adequação à temática do evento.
- A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Científica do VIII COBRAFIN.
- Em data posterior ao prazo final de envio das palestras voluntárias, será publicado no site o resultado da aprovação.
- Palestras voluntárias não apresentadas não receberão os certificados de apresentação.
- Quanto à extensão, o resumo da proposta deve conter no máximo 1.500 caracteres com espaços (cerca de 250 palavras), em um único parágrafo. Citar Artigo(s), livro(s) ou capítulo(s) base(s) para desenvolvimento do assunto.
- Não serão aceitas palestras voluntárias que foram submetidas como trabalho científico no VIII COBRAFIN.